Pretende-se que os alunos interessados de cada escola se organizem em equipas de 4 elementos (máximo) e selecionem uma atividade laboratorial, com interesse científico pedagógico que será apresentada no dia 6 de junho de 2015 na Escola Secundária de Barcelos.

  1. As equipas de cada escola podem apresentar atividades no âmbito das Ciências Físico-Químicas / Física e Química ou no âmbito das Ciências Naturais / Biologia e Geologia.

  2. As escolas podem inscrever equipas de alunos do 2º ciclo, 3º ciclo e equipas do Ensino Secundário, podendo os alunos pertencer a diferentes turmas.

  3. O número de equipas participantes será limitado, uma vez que têm que ser garantidas as condições logísticas necessárias à realização das atividades; além disso, tentar-se-á ter em concurso um número semelhante de atividades das duas áreas científicas envolvidas. A seleção das equipas será da responsabilidade da equipa dinamizadora do projeto.

Fases do Projeto

 1ª Fase: Inscrição e Seleção das Equipas 

  1. Inscrição das escolas – a inscrição deve ser realizada, até ao dia 15 de maio de 2015, através do preenchimento e submissão do formulário online acessível através das hiperligações existentes no fundo desta página;

  2. Seleção das escolas inscritas (caso haja um número superior ao permitido pelas capacidades logísticas da ESB) pela equipa dinamizadora do projeto; comunicação das equipas selecionadas até dia 15 de maio de 2015;

  3. Até ao dia 22 de maio de 2015 as escolas devem enviar para o e-mail do projeto – rpc@aebarcelos.pt, os protocolos das atividades que pretendem apresentar no dia do 7º Grande Laboratório;

2ª Fase: Grande Laboratório 7 

6 de junho de 2015

08h30Receção das equipas e distribuição de documentação
Preparação das atividade experimentais nos laboratórios
09h00Cerimónia de abertura e de boas vindas
09h00Abertura das Alas dos Pequenos Cientistas e Grandes Cientistas, World of Discoveries, Cantinho da Saúde e Speed Dating com os Universitários (até às 16h30)
09h30Palestra transversal
Painel 1 - “Os Cientistas Militares” - Militares na Ciência, Medicina e Engenharia
Tenente João Mesquita, Médico Aeronáutico, Força Aérea Portuguesa, Portugal – "Médico Aeronáutico e o contributo para o sucesso da missão"
Tenente Gonçalo Correia, Engenheiro Aeronáutico, Forca Aérea Portuguesa, Portugal - "Engenharia Aeronáutica na Força Aérea"
Coronel Nick Baveystock, Diretor Geral da Ordem de Engenheiros Civis e Exercito Britânico, Reino Unido – “Criar paz com engenharia na Guerra”
11h00Pausa para o café
11h30Apresentação das experiências ao Júri
13h00Almoço convívio
Deliberação dos vencedores pelo Júri
15h00Palestra transversal
Painel 2 - “Os Óscares da Ciência na RPC” - Como se criam Heróis com Ciência
Professora Doutora Tara Moore, Diretora do Centro de Investigação Biomédica, Universidade de Ulster, Irlanda - "Visão Perfeita"
Professora Doutora Ceri Lewis, Bióloga Marinha e Exploradora do Ártico, Universidade de Exeter, Inglaterra - "A vida através de um buraco no gelo"
Professora Doutora Renata Gomes, Cientista Sénior, King’s College London, Inglaterra - “Como Remendar Corações Partidos!”
16h30Apresentação dos vencedores e entrega de prémios
Cerimónia de encerramento
17h00Sessão de fotografias e autógrafos

Nota de Esclarecimento 

  • A ESB não se responsabiliza pela disponibilização dos reagentes ou outro material de carácter mais específico para cada atividade laboratorial. Apenas o material básico de laboratório é que poderá ser facultado,devendo este ser solicitado com antecedência (até 22 de maio);

  • Para apreciação das atividades laboratoriais pelo Júri selecionado, serão privilegiados os seguintes parâmetros:

    • Desempenho em laboratório/atividade;

    • Relevância científico-pedagógica;

    • Suporte teórico da atividade;

    • Criatividade (na apresentação e pela atividade em si).

  •  Apenas serão aceites equipas que tenham, pelo menos, um professor acompanhante.

Vencedores do Grande Laboratório 7

Imprensa